DOCUMENTOSCOPIA
No âmbito forense, a Documentoscopia é a ciência que se dedica ao estudo de documentos, no sentido de determinar a sua veracidade ou não veracidade para fins judiciais. Para tal recorre à aplicação metódica de um conjunto de conhecimentos científicos, envolvendo técnicas de análise não destrutivas e destrutivas, com recurso a equipamento especializado. Em sentido lato, define-se Documento como qualquer meio físico portador de símbolos que transmitem uma mensagem. Neste contexto, os documentos mais frequentemente analisados em perícias documentoscópicas surgem em suporte de papel ou plástico (documentos de identificação, documentos fiduciários, recibos ou contratos, entre outros). No entanto, poderão ser objeto de análise pericial documentos menos convencionais, como por exemplo a escrita aposta numa porta ou numa parede. Face à variedade de documentos atualmente existentes e à diversidade de materiais que os constituem, na documentoscopia são consideradas as seguintes subdivisões, cuja interação é fundamental na resolução das questões do foro documentoscópico:
– Grafotecnia (análise de escrita manual)
– Mecanografia (estudo da escrita mecânica)
– Alterações Documentais (deteção de rasuras, acréscimos, substituições e/ou obliterações)
– Exame de Selos – Exame de Tintas (tintas de escrita manual e mecânica)
– Exame de Suporte (principalmente suporte de papel)
– Exame de Instrumentos Gráficos
– Exame de Moedas Metálicas e Papel-Moeda.
GRAFOTÉCNICA X GRAFOLOGIA
Você sabe a diferença entre Grafologia e Grafotécnica? A Grafologia tem como objetivo identificar a personalidade de determinando individuo, bem como seu caráter e comportamento.
Já a Grafotécnica, sendo uma ciência documentoscópica, analisa e estuda a autenticidade de um grafismo para determinar a autoria da escrita.
INSTRUMENTOS DE GRAFOTÉCNICA
Lentes ou lupas. São abundantemente conhecidas. Auxiliam para diminuir ou aumentar a visão. Por isso, as lentes de aumento e de redução.
Pode utilizar o seu próprio aparelho de celular.